Imagem: Reprodução/Nintendo |
Desde que começaram a ser localizados oficialmente para português do Brasil a partir de 2016 (começando por Super Mario Run), vários jogos seletos da franquia Super Mario têm recebido um tratamento muito atencioso antes de serem entregues aos fãs tupiniquins. Ao invés de se limitar a traduções diretas e literais, a equipe de localização dos jogos do Mario para o idioma nacional tem exibido em seus trabalhos soluções idiomáticas e adaptações criativas feitas com alma.
A citar alguns exemplos, é o caso de minijogos de Mario Party Superstars como o Chutebol, Pé com Pé e Pula Catraca, fases de Super Mario Run como Portas da desesperança, nomes de inimigos como o Toni Trombada, os Besouranhas e os Ratacantes, entre muitos outros. Um dos mais recentes picos de criatividade encontra-se em Super Mario Party Jamboree, lançado em 17 de outubro de 2024 para o Nintendo Switch.
No jogo, as Ztars, contrapartes pretas das estrelas de Mario Party presentes na série desde seu primeiro título em 1998, marcam seu retorno e, pela primeira vez, em um jogo traduzido para português brasileiro. Isso significa que elas também passaram pelo processo de brainstorming da equipe de localização brasileira, que as batizou, oficialmente, de Etretas.
Um abraço apertado pra quem localizou o Mario Party Jamboree
— Alexsandro Magalhães - CeD Jogos (@alexsmrpg.bsky.social) 5 de novembro de 2024 23:35
[image or embed]
Etreta é um nome bem inusitado e criativo que mistura as palavras "estrela" com "treta", uma gíria muito conhecida entre os brasileiros para designar uma situação de conflito ou contrariedade.
E esse nome representa perfeitamente a própria essência da estrela negra: é um item prejudicial, vendido à força para os jogadores no Castelo Arco-Íris do Mario pelo Bowser Impostor em troca de 20 moedas. Dar de cara com uma dessas é realmente uma treta — especialmente considerando as reações impagáveis de quem as recebe!
Super Mario Party está disponível para Nintendo Switch.
"Portas da Esperança" ficou muito bom kkkkkk
ResponderExcluir