Entrevista: Mania DK detalha origens, projetos e fases trilhadas pela page do Facebook no legado de Donkey Kong

Imagem: Reino do Cogumelo • Arte: Ramucho99 (Melo)

Hoje, temos o prazer de conversar com Alison Maranho, o King of Kong por trás da página Mania DK do Facebook e um verdadeiro especialista em tudo o que diz respeito a Donkey Kong — que, por sua vez, é um dos ícones mais duradouros da história dos videogames. Nosso convidado é um profundo connoisseur da série e carrega nas costas um carinho enorme tanto pelo seu fator nostalgia quanto pela sua evolução ao longo das décadas, com um olhar sempre atento às nuances que tornam cada título único.

Nos próximos parágrafos, exploremos as origens e aspirações da Mania DK, seus projetos passados, presentes e futuros e toda uma selva de eventos em celebração ao aniversário de Donkey Kong Country (SNES, 1994); além, é claro, de extrair de seu administrador algumas perspectivas pessoais muito interessantes.

Prepare-se para um mergulho de Enguarde no universo de Donkey Kong com um dos maiores fãs e especialistas da série!


Banana slamma! É um prazer recebê-lo aqui no Reino do Cogumelo, Alison!

Saudações DKzianas, Edu e seguidores do Reino do Cogumelo! O prazer é todo meu por estar aqui! Visito o Reino há anos, principalmente para confirmar alguma news sobre Donkey Kong, mas também para me manter bem informado sobre o universo Nintendo. Foi uma honra receber seu convite, e aceitá-lo foi a coisa mais fácil que fiz ultimamente! Muito obrigado por essa oportunidade!

Quê isso, fico feliz! Alison, você é o fundador da página Mania DK do Facebook, que já coleciona milhares de curtidas e seguidores. Você pode contar a história de origem da page?

Sim, com prazer! A verdadeira origem da página remete aos anos 90, quando ganhei de presente dos meus pais um Super Nintendo com apenas um cartucho: Donkey Kong Country. A partir daquele momento, Donkey Kong e Diddy Kong passaram a ser meus companheiros todos os dias. Mais do que visualizar, consigo sentir o cheiro dessa nostalgia! Dias frios e chuvosos, janela do quarto fechada, com luz apenas da TV de tubo e do standby do Super Nintendo, e eu enrolado numa manta de lã jogando Donkey Kong Country. Foi ali que nasceu a Mania DK no meu coração, dos gameplays às brincadeiras onde eu batia no peito e girava estrelinhas no chão, imitando os Kongs.

Os anos se passaram, até chegarmos no atípico ano de 2020. No isolamento social, pude me aproximar com mais tempo dos meus queridos jogos. Além de maratonar os games do Donkey Kong, consumi muito conteúdo sobre a franquia, especialmente no canal CeD Jogos, no YouTube. Em um dos vídeos, o Alexsandro Magalhães entrevistou parte de uma equipe — a DKC4 Team — que está desenvolvendo o fangame Donkey Kong Country 4: The Kongs' Return. Amei a proposta e procurei saber mais sobre o projeto, e fui parar na página da equipe no Facebook. E bem naquele momento estava rolando um evento de speedrun e resolvi participar. Fiquei semanas me esforçando para conseguir meu melhor tempo, ao passo que acompanhava os posts na página envolvendo o evento. Isso uniu duas coisas que amo: criar conteúdo para uma comunidade e Donkey Kong!

Na época do Orkut, eu tinha uma comunidade de duelos de poesias e me lembro que era uma comunidade bem engajada. Infelizmente, não consegui exportar a ideia para as novas redes sociais e a comunidade deixou de existir. Mas as boas memórias ficaram, e me envolver com a comunidade do fangame durante o evento de speedrun despertou em mim o interesse de criar uma comunidade de Donkey Kong. Inicialmente, a ideia era eu me juntar à equipe DKC4 Team e trabalhar externamente no projeto, divulgando o fangame na página e em outras redes sociais. Mandei a proposta para um dos idealizadores do projeto e recebi um educado não. Esse "não" foi essencial na criação da Mania DK no Facebook no dia 27 de junho de 2020.

Fascinante! Aliás, a Mania DK já teve muitos projetos variados, como torneios, Donkey Kong Country Poético e o DKast. Poderia comentar um pouco sobre esses e outros projetos interessantes da page?

Posso comentar sim! Embora a maioria dos projetos estejam pausados, vale ressaltar que tudo o que fizemos serviu como experiência. Quando reativarmos esses projetos, estaremos prontos para entregar um bom conteúdo para os seguidores.

O torneio de speedrun foi o pontapé inicial da Mania DK, totalmente influenciado pelo evento da DKC4 Team. Realizamos dois torneios no total — um de Donkey Kong Country e outro de Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest — com 16 participantes em cada torneio, disputando no formato de mata-mata. Isso resultou na atenção dos primeiros seguidores da Mania DK, gerando comentários e identificação com a marca. Nos divertimos, e como está faltando Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble! nessa lista, quem sabe o projeto não volte um dia!

DKast foi o nosso podcast, onde convidávamos criadores de conteúdo e programadores para um bate-papo descontraído sobre experiências envolvendo games, projetos pessoais e claro, muita resenha sobre Donkey Kong! Esse é um dos projetos que mais desejo reabrir, e mesmo antes de fazer isso, já deixo entregue o seu convite, Edu!

Donkey Kong Lives foi o nosso projeto de lives na página, o que inclui o DKast. No total, realizamos 74 lives, incluindo 17 edições do DKast e 57 lives de gameplay. A ideia era mesclar o conteúdo das lives, trazendo jogos originais da franquia, fangames, hacks e spin-offs onde a família Kong aparecia. Também fazíamos desafios em live, como tentar zerar sem perder vidas ou jogar com os controles invertidos. Amo demais esse projeto e será empolgante anunciar a volta das lives na página!

Donkey Kong Country Poético é um projeto de poesias em andamento. Cada capítulo desse projeto é inspirado em um mundo de Donkey Kong Country. As poesias falam das dificuldades e superações que podemos enfrentar na vida, fazendo referências às fases, personagens e itens daquele mundo em específico. Quando bate a inspiração ouvindo a OST de Donkey Kong Country, eu tenho que correr para o bloco de notas!

No projeto Relíquias DK, exploramos jogos mais escondidos do catálogo da franquia, como os jogos Game & Watch, por exemplo. Esse projeto conta com 14 episódios, contendo pequenos vídeos de gameplay e textos explicativos sobre os jogos.

Outros projetos foram desenvolvidos no formato de texto, como o Curiosidades DK, que obviamente trouxe algumas curiosidades envolvendo o universo Donkey Kong. Dentro desse projeto, a Mania DK lançou um especial de curiosidades, onde investigamos todos os jogos da Nintendo em busca da presença de Kongs e os encontramos em 13 franquias! Já em Opinião Mania DK, escrevemos artigos sobre assuntos que dividem opiniões, como Donkey Kong 64 e o Kiddy Kong, por exemplo.

Tínhamos outros projetos, como o Entrevistas Mania DK, com entrevistas nesse mesmo formato que o Reino do Cogumelo está fazendo; o DK News, onde anunciávamos as novidades envolvendo DK; e o Rádio Mania DK, onde tocávamos as músicas marcantes de David Wise, Eveline Fischer e companhia. Todo o conteúdo desses e outros projetos pode ser encontrado no menu de artigos fixado na página.

Há dois fangames que a Mania DK se orgulha de promover: o DKC The Trilogy e o DKC4. Como são esses jogos e onde podemos encontrá-los?

É um motivo de orgulho por se tratar de dois ótimos fangames, desenvolvidos por pessoas talentosas, que hoje são meus amigos. O fangame DKC4 está em desenvolvimento há mais de quinze anos! Esse tempo é a junção de pelo menos dois fatores: falta de tempo dos membros da equipe e o desejo de honrar ao máximo a trilogia desenvolvida pela Rare. A DKC4 Team trabalha nas horas vagas e, ultimamente, esse tempo está bem curto. Como o fangame não tem fins lucrativos, eles recusam qualquer contribuição financeira. Além disso, os desenvolvedores querem fazer um jogo que seja fiel à trilogia Donkey Kong Country, com gráficos e mecânicas bem parecidas com o original. O fangame contará com inimigos novos em uma nova temática e terá cinco Kongs jogáveis: Donkey, Diddy, Dixie, Kiddy e Tiny Kong! A trilha sonora será original e está ficando simplesmente maravilhosa, capturando a essência de Donkey Kong Country.

O fangame DKC The Trilogy foi lançado no final de 2020, mas teve a versão final lançada em julho de 2021. O jogo conta com novas funcionalidades, como as bolhas de ar que mantêm os Kongs vivos nas fases aquáticas. A câmera do jogo é mais afastada do que na trilogia DKC, então você consegue visualizar melhor a fase. Sem falar que você pode jogar com os quatro Kongs da trilogia, em fases com cenários impressionantes!

Tenho mais um fangame em desenvolvimento para recomendar. Trata-se do Kiddy Kong's Show Time, que terá gráficos semelhantes aos de Super Nintendo, tendo Kiddy Kong como protagonista e Chunky Kong como personagem secundário. O fangame se passará após os eventos de Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble! e antes dos eventos do fangame DKC4.

As demos do DKC4 estão disponíveis para download na página DKC4 Team no Facebook, e o DKC The Trilogy pode ser baixado gratuitamente no site oficial: dkctrilogy.com.

Ter participado de eventos de speedrun significa que você é muito bom no jogo! De onde vem a sua paixão por Donkey Kong? O que mais te fascina na franquia e qual é o seu jogo favorito?

Bondade sua! De tanto jogar, uma hora eu tive que aprender. Mas existem muitos speedrunners que me fariam comer poeira! Quanto ao fascínio por Donkey Kong, isso eu concordo plenamente! O que mais me fascina é o conjunto da obra, como o universo Donkey Kong é bonito, como Donkey Kong é sinônimo de capricho. O protagonista principal da franquia é imponente, tem uma presença marcante. E todos os Kongs demonstram uma forte lealdade. Eles lutam um pelo outro e lutam pelo que é deles por direito! Amo esse espírito de lealdade presente neles.

Meu jogo preferido não é o que eu considero o melhor. Na minha opinião, o melhor jogo da franquia Donkey Kong continua sendo Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest. Observe aquelas artes originais do jogo! Como aquilo era sombrio e assustador! Esse jogo é perfeito! Mas na minha infância joguei muito o primeiro Country, então no 2 eu senti falta de um Kong pesado, pois me frustrava não poder derrotar inimigos fortes sem o auxílio de um barril. Quando joguei Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble!, esse "problema" foi resolvido, o que me levou a jogar muito esse jogo. Embora a falta de um Kong pesado no 2 não seja um problema para mim hoje, na época era, então acabei deixando ele um pouco de lado. Então, Donkey Kong Country 3 é extremamente nostálgico pra mim! Nenhum jogo me transmite tanta paz interior como Donkey Kong Country 3, o meu jogo favorito!

Boa! Falamos sobre Donkey Kong Country, mas nos jogos spin-off da franquia Super Mario, ou até mesmo em Super Smash Bros., você também costuma escolher os Kongs?

Edu, se um dia a gente se enfrentar num Mario Kart ou outro spin-off, a primeira coisa que eu vou dizer é: "o DK é meu!". Eu praticamente só jogo com os Kongs. É até engraçado quando vou numa live de algum amigo, e ele está jogando Mario Kart, mas não selecionou o Donkey Kong. Ele ri quando eu comento no chat que estou torcendo pelo DK e não por ele. Essa mania é tão grande que prefiro sofrer com o Donkey Kong Jr. no Super Mario Kart do que pegar outro personagem melhor. Aliás, os últimos serão os primeiros, não é mesmo?

Aproveitando a opinião de um especialista, você acha que os jogos modernos de Donkey Kong Country, como Donkey Kong Country Returns e Donkey Kong Country: Tropical Freeze, fazem jus ao legado dos jogos clássicos da Rare?

Fazem, sim! São jogos excelentes, que trouxeram de volta a essência que se perdeu nos jogos da franquia DK no Nintendo 64 e GameCube, sem falar de DK: King of Swing e DK: Jungle Climber. Gosto de todos esses títulos, mas a trilogia da Rare não pode ser comparada com esses jogos.

Donkey Kong Country Returns despertou a nostalgia, com belos gráficos e trilha sonora, com um gameplay que não era visto desde Donkey Kong Country 3. Os controles do Wii não ajudaram muito, assim como a ausência dos Kremlings. Os Tiki Tak Tribe nem se comparam aos Kremlings! Já no Donkey Kong Country: Tropical Freeze, a Retro Studios trouxe inimigos mais interessantes e David Wise na trilha sonora, e o resultado foi um game capaz de entrar no Top 3 de muitos fãs dos jogos clássicos da Rare. O fator nostalgia pesa, então no momento ele ainda não entra no meu Top 3, mas chega perto!

De qualquer forma, Donkey Kong Country Returns e Donkey Kong Country: Tropical Freeze fazem jus ao legado dos jogos clássicos da Rare! É um grande prazer poder dizer que nenhum jogo da série Country deixou a desejar!

Opa, e por falar no David Wise, como foi ter sido mencionado pelo lendário compositor?

Inacreditável! Pois o que David Wise fez, principalmente em Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest, é surreal! É lindo ver como os fãs amam e se orgulham dessa trilha sonora. E receber aquele vídeo foi emocionante! Não vou dizer que o David Wise viu o conteúdo da Mania DK e decidiu fazer um vídeo nos mencionando. A verdade é que um seguidor brasileiro da Mania DK trabalhava com ele, e eu queria muito presentear a comunidade com um vídeo do David Wise mandando um recado para os fãs brasileiros, principalmente aos fãs que estavam na página.


Lembro que um dia chegou uma mensagem dele no Messenger, me perguntando se eu usava Skype. Será que ia acontecer uma chamada de vídeo pra ele entregar o recado? Pensando que poderia ser, e reconhecendo meu fraco inglês, expliquei que não usava Skype. Audacioso! Mas para minha surpresa, em pouco tempo, chegou outra mensagem dele no Messenger. Era um vídeo onde ele mandava saudações para os fãs brasileiros, e dizia: "especialmente para todos da comunidade Mania DK" (em inglês). Sem dúvidas, foi um momento único que eu e os seguidores da Mania DK vivenciamos.

E o que você achou da adaptação de Donkey Kong e o "Reino da Selva" em Super Mario Bros. O Filme? E o que espera para o futuro dessa versão do Kong?

Embora minha mania seja DK, eu também gosto do universo do Mario. Então foi alegria do começo ao fim! Nunca sorri tanto assistindo um filme no cinema! Mas claro que quando Donkey Kong entrou em cena, minha emoção aumentou bastante. Eu quase gritei "DK, DK, DK!" junto com os Kongs na épica luta entre Mario e Donkey Kong! Mas, de início, eu não sorri...

Quando assisti o trailer do filme, odiei a nova aparência do Donkey Kong! Eu já estava irritado com a falta de novos jogos e o descaso com o aniversário de 40 anos da franquia Donkey Kong, por isso não fiquei feliz com a nova aparência do DK. Depois fui me acostumando, e assistindo o filme, não só aceitei, mas também gostei da adaptação para o filme. Sim, o DK ficou bonitão!

Achei apropriada a adaptação do Reino da Selva para o filme. Os Kongs têm uma cultura mais estruturada, diferente do que é visto em Donkey Kong Island, no primeiro Country. Achei essa adaptação necessária, mas num eventual "Donkey Kong Country O Filme", os criadores poderiam se desprender dessa apresentação. Eu amaria ver uma trilogia de filmes inspirada na trilogia do Super Nintendo nos cinemas, mas acho que não seria grandioso pensando no público em geral. Talvez um filme baseado na história da trilogia, e outros filmes partindo para algo visto em Donkey Kong Country Returns e Donkey Kong Country: Tropical Freeze, ficariam melhores. Mas é muito necessário um filme onde faça referências claras à Donkey Kong Island, Crocodile Isle e Northern Kremisphere!

A Nintendo possui um tesouro de franquias fantásticas que ainda podem ser exploradas no mundo cinematográfico. Acredito que ela partirá para o streaming em breve e poderá lançar várias séries, e Donkey Kong se encaixaria perfeitamente numa série de aventuras.

Donkey Kong Country (1994) completará 30 anos em novembro de 2024, e a page Mania DK parece ter se preparado bastante para o evento. O que já podemos encontrar por lá e o que a página tem programado para a celebração dessa data?

Sim, vamos fazer muita festa no aniversário de 30 anos de Donkey Kong Country! Inclusive, já começamos a entrar no clima! Na page foi iniciada uma série de 10 posts em homenagem ao jogo, onde exaltamos cada parcela do jogo que o torna memorável. No aniversário de Donkey Kong Country, no próximo dia 21 de novembro, às 19h, vamos realizar uma live comemorativa, e todos os seguidores do Reino do Cogumelo estão convidadíssimos! Além de fazermos os 101% do jogo, expressaremos a importância de Donkey Kong Country em nossas vidas. Vamos ler a história de todos no chat da live, então com certeza será uma live animada, nostálgica e emocionante!

No Grupo Mania DK — espaço onde todos os seguidores podem participar fazendo postagens envolvendo Donkey Kong — está acontecendo a Kong-tagem regressiva, com músicas e artes do jogo para entrarmos no clima! No dia do aniversário de Donkey Kong Country, já compre aquele cacho de bananas caprichado e libere sua mania na live! Todos serão muito bem-vindos!

Imagem: Eduardo Jardim/Reino do Cogumelo

It's on like Donkey Kong! Alison, com qual das quatro faces do grande Inka Dinka Doo você mais se identifica hoje? Neutro, sério, furioso ou contente?

Semana passada, inventei de jogar uma kaizo de DKC. Pra quê!? Foi como se as faces do Inka Dinka Doo girassem de forma descontrolada! Eu alternava entre sério e furioso a cada frame do jogo, e nem Aquatic Ambiance me fazia sentir contente. Mesmo desistindo da kaizo, o máximo que eu consegui alcançar foi a face neutra, mas...

Recebi o convite do Edu, e hoje me identifico com a face contente do Inka Dinka Doo! Estar com vocês aqui no Reino é um prazer, Melo!

Ah, quê isso! Bom, eu perguntaria a sua opinião a respeito da árvore genealógica do Cranky e do Donkey Kong Jr., mas prefiro focar em algo mais sério: você acha que o Mario estava errado em Donkey Kong Jr. (1992)?

O segredo sagrado sobre essa árvore genealógica pode ser encontrado na Enciclopédia Banânica do Cranky. O problema é acessar esse segredo, já que esse ancião anda mais rabugento do que nunca! Deixe isso pra lá. Vamos para a sua pergunta.

Isso é polêmico! Mas DKai entre a gente... dá pra entender o lado do jovem mancebo, não é mesmo? Suponhamos que um gorila sequestrasse sua donzela de cabelos caramelos... do que você seria capaz?

O que me quebra é que sou praticamente um embaixador da família Kong. Então preciso pontuar que, embora eu entenda o lado do Mario, não posso concordar com o ato de enjaularem um Kong! DKai entre a gente... ele podia resgatar a garota e vazar na braquiara, não é mesmo? Mas o que vale é que eles resolveram as diferenças e até futebol jogam juntos hoje em dia! E se o ressentimento subir para a cachola, é só eles marcarem um Super Smash Bros.!

Hm, se saiu bem, hein? E você teria coragem de participar da montanha-russa Mine-Cart Madness no Super Nintendo World ou teria gatilhos de estresse pós-traumático?

Eu não ia resistir, mas não sei se ia sobreviver! Provavelmente eu teria flashbacks de todas as vezes em que perdi vidas nas fases de carrinho! Agora, se inventassem um holograma do Kackle perseguindo o carrinho e dando aquela risada maléfica, já poderia acionar meu plano funerário!

Você acha que alguém desejou ao Taj que os Kremlings fossem expulsos para sempre dos jogos modernos do Donkey Kong?

Peraí! Será que isso não tem a ver com o Krunch? Ele não foi o primeiro Kremling jogável em Diddy Kong Racing? K. Rool teria odiado esse destaque e ameaçado Krunch, que, assustado, teria desejado ao Taj que os Kremlings fossem expulsos para sempre dos jogos modernos do Donkey Kong!

Melo do céu! Será que acabamos de criar uma nova teoria sobre o sumiço dos Kremlings? Se esse for o caso, que alguma alma deseje ao Taj a volta dos Kremlings, urgentemente! Donkey Kong sem os Kremlings é o mesmo que Super Mario sem os Koopas!

Furo de reportagem! E por último, você aceitaria arriscar uns catiripapos no Donkey Kong nos ringues de Punch-Out!! (Wii) valendo um jogo novo da franquia?

Música triste, por favor! Eu levo um soco a cada Nintendo Direct que termina sem o anúncio de um novo jogo da franquia. E ultimamente, eu venho levando um sacode! Então, me passe as coordenadas desses ringues, por favor! Por um novo jogo, por mim e pela comunidade DK, eu facilmente sairia na mão com o gorilão!

Liberte o macaco gigante e peludo que há dentro de você e entre nessa mania! Domine as selvas do Facebook e acompanhe de perto as publicações da Mania DK e do Grupo Mania DK. Faz teu nome, Donkey Kong!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

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