Donkey Kong quase ganhou um nome pejorativo no início dos anos 80; entenda a história

Imagem: Reprodução/Nintendo/Nelvana

Em uma profunda busca por antigos arquivos judiciais da Nintendo e do universo dos videogames a propósito de preservação, Norman Caruso, da página GamingHistorian, divulgou alguns detalhes muito curiosos a respeito do famigerado processo contra a Nintendo movido pela Universal City Studios, Inc. em 29 de junho de 1982.

Ouvido na United States District Court for the Southern Distric of New York pelo Juiz Robert W. Sweet, a reclamação alegava que o jogo de arcade Donkey Kong e seu personagem titular seriam uma violação da marca registrada de King Kong — a qual, como foi argumentado, já estava em domínio público, tirando da Universal o direito de ameaçar os licenciados da Nintendo.

Cavando ainda mais profundamente pelos parágrafos do famoso caso, foi encontrada nos autos uma confirmação de que, no fim de maio de 1981, Shinichi Todori, executivo da Nintendo que deu nome ao Donkey Kong, considerou, antes de fazê-lo, uma lista extensa de sugestões recebidas do departamento de desenvolvimento.

Os nomes cogitados para o gorila engravatado no início dos anos 80, com exceção do finalista "Donkey Kong", foram: Funny Kong, Kong the Kong, Jack Kong, Funky Kong, Bill Kong, Steel Kong, Giant Kong, Big Kong, Kong Down, Mr. Kong, Custom Kong, Kong Chase, Kong Boy, Kong Man, Kong Fighter, Wild Kong, Rookie Kong, Kong Holiday e Kong Dong. Este último, no entanto, poderia ter gerado uma dor de cabeça gigantesca para a Nintendo — afinal, em inglês, a palavra é usada como uma gíria pejorativa!


Outro fato curioso é que, mais de uma década depois, em 1994, o nome Funky Kong seria usado por um dos personagens mais bacanas de Donkey Kong Country (SNES). E quase vinte anos depois disso, o gorila foi adicionado como um corredor de Mario Kart 8 Deluxe (Switch) por meio do Passe de pistas adicionais.

E aí, querido(a) leitor(a)? O que achou das sugestões cogitadas por Shinichi Todori em 1981 para Donkey Kong? Comente na seção abaixo ou nas redes sociais do Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem