Tudo o que sabemos até agora sobre a Ilha Nauta, o mundo hub de Mario & Luigi: Brothership (Switch)

Imagem: Divulgação/Nintendo

Prova concreta de que o sonho da saudosa desenvolvedora AlphaDream ainda vive, o recentemente anunciado Mario & Luigi: Brothership trará a dinâmica e o companheirismo incomparáveis dos superirmãos encanadores aos consoles da família Nintendo Switch, agora com algumas distintas novidades. Uma delas é o novo mundo de Elétria, que serve ao jogo como cenário principal.

Poucos dias depois do anúncio oficial de Mario & Luigi: Brothership durante a transmissão da Nintendo Direct em 18 de junho, ainda há poucas informações que podemos extrair da narrativa do jogo. Temos, porém, alguma ideia do hub principal da aventura — uma ilha muito peculiar chamada, em português, de Ilha Nauta (ou Shipshape Island, em inglês).

Ilha Nauta: o mundo hub de Mario & Luigi: Brothership

A Ilha Nauta vem sendo retratada como o mundo hub de Mario & Luigi: Brothership. Àqueles que não são muito familiarizados com este tipo de terminologia gamer, um mundo hub, ou overworld, é um mapa central que conecta vários outros locais dentro do jogo. Na série Super Mario, mundos hub populares incluem o castelo da princesa Peach em Super Mario 64, o Comet Observatory de Rosalina em Super Mario Galaxy e a Starship Mario de Super Mario Galaxy 2.

E assim como a Starship Mario pode ser considerada como uma amálgama entre um planetoide e uma nave espacial, a Ilha Nauta também é a soma de essências distintas, porém criativamente conectadas. Trata-se, em suma, de uma ilha ambulante em formato de navio, com uma árvore gigantesca muito específica que possui a função de mastro e vela.

A ilha possui algumas áreas menores com cachoeiras, lagos e campos verdejantes. No que seria equivalente à popa do "navio", existe um tipo de monumento com o formato de um cabo de força. E aqui, já é relevante adiantar que tomadas e cabos de alimentação elétrica serão um tema recorrente em Mario & Luigi: Brothership — isso porque alguns dos habitantes de Concordia, como Connie, possuem características destes objetos em sua anatomia.

Em uma pequena área próxima à parte dianteira do navio, é possível ver um canhão e um telescópio; de acordo com o site oficial de Brothership, é por ali que Mario e Luigi partirão para as diferentes ilhas de Concordia, que variam de florestas tropicais até cenários urbanos bem movimentados.

De onde vem o nome da Ilha Nauta em inglês, "Shipshape Island"?

O objeto de locomoção considerado como "meio ilha, meio navio" tem seu nome em inglês derivado do termo "shipshape". Trata-se de um adjetivo informal da língua inglesa usado para descrever algo que está em ordem, arrumado, limpo ou organizado; quando está tudo nos conformes, ou "nos trinques", como diriam os mais veteranos.

Mas se a palavra for desmembrada e desconectada de seu uso comum, sua intenção literal pode ser traduzida como "forma de navio", o que descreve Shipshape Island perfeitamente. E além disso, a ilha-navio ainda serve de inspiração para o próprio título do jogo: embora seja muito rara e mais comumente substituída por "brotherhood", ou "irmandade", em inglês, "brothership" evoca, com este sufixo, um status de coletividade, qualidade, capacidade ou honra — como em "membership" ou "companionship". Separando o "ship" de "brother", porém, têm-se algo como "o navio dos irmãos".


Mario & Luigi: Brothership será lançado para Nintendo Switch em 7 de novembro de 2024 e terá suporte para português brasileiro. Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo e continue ligado para maiores novidades!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem