Top 5: Profissões do Mario que você possivelmente não conhecia

Muito embora as opiniões dos fãs possam divergir em muitos aspectos, há um consenso entre todos no Reino do Cogumelo: Mario é uma celebridade. Mas não do tipo que nasce em berço de ouro, nem que é entregue pela mais venturosa das cegonhas, mas um que começou já nas fases mais difíceis da vida e teve de aprender a se adaptar para sobreviver. Em função disso, o ítalo-americano bigodudo fez a utópica travessia entre um cidadão de classe trabalhadora a um superastro que tem o dinamismo e maleabilidade dignas de um protagonista silente de video games como suas maiores características. Desde sua primeira aparição em 1981, Mario tem exercido primorosamente as funções de carpinteiro, encanador e até infectologista... mas o que poucos sabem é que seu currículo ainda conta com algumas páginas de experiências profissionais bem mais discretas...

5. Confeiteiro

Uma coisa é certa: Mario é especialista em degustar pratos de culinária italiana que remontam um breve período de sua infância. Mas do que poucos se lembram é que, além de guloso, o herói de vermelho também é um grande mestre-cuca — especializado na confecção de biscoitos perfeitos que ajudaram a fermentar o enredo e a jogabilidade de Yoshi's Cookie. O grande empecilho era o fato de que o esfomeado Yoshi, sua fiel montaria que também dá nome ao game, sempre era pego com a boca na botija — dando um novo significado ao que chamamos que "fome de dinossauro".

4. Diretor Executivo

Depois de anos manuseando materiais hidráulicos e, principalmente, salvando diferentes nomes da monarquia de Mushroom World de um terrível destino, o encanador extraordinário decidiu usar sua fama de uma forma inteligente: tornou-se um empreiteiro e o presidente da Mario Toy Company, companhia de brinquedos cujo sucesso redundante acarretou a criação de um parque de diversões, o Super Mini Mario World Theme Park. Agora, Mario segue os passos de grandes nomes de assento presidencial — como Hiroshi Yamauchi e Satoru Iwata — ao lado de Pauline. Sucesso!

3. Pedreiro

Uma das primeiras profissões alternativas de Mario data o ano de 1983, quando Mario's Cement Factory chegava ao portátil Game & Watch Tabletop. Já naquela época, o baixinho de macacão provava sua determinação para conquistar o pão e o espaguete de cada dia, e assinava sua carteira de trabalho como um servente de obras responsável pela produção de cimento. Infelizmente ou não, ele mal conseguia coincidir a produção do concreto com a distribuição aos caminhoneiros, o que encurtou sua experiência profissional. Será que Mario já aprendeu algumas cantadas de pedreiro?

2. Instrutor de Artes Marciais

Apesar de seu tamanho extremamente diminuto, Jinx (Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars) é um mestre das artes marciais e o principal professor, ou sensei, do dojo de Monstro Town. Mesmo com uma base de HP de 1000 pontos (na terceira batalha) e ataques monstruosos como Quicksilver e Bombs Away, o pequeno polegar fora derrotado três vezes pelas mãos enluvadas de Mario e seus fiéis companheiros de aventuras; com isso, Jinx o declarou como o novo mestre da academia marcial e renomeou o estabelecimento como "Mario Style Dojo". O regime de treinamento? Mil pulos, só para começar!

1. Soldado

Em Mario's Bombs Away para Game & Watch (ainda em 1983), é revelado que Mario serviu o exército por um breve período de tempo e até mesmo fora designado para batalha de campo numa guerra — presumivelmente a Guerra do Vietnã, dado o clima selvagem e os uniformes utilizados pelos militares no jogo. Durante sua carreira como soldado, teve de cruzar perigosas fronteiras para expedir artefatos explosivos, evadir-se das estratagemas impostas pelos inimigos e abatê-los com estes mesmos detonadores. Mesmo não tendo contraído estresse pós-traumático, Mario estaria apto a dizer a clássica citação literária, "você não duraria dois segundos na guerra!"
Considerações: arqueólogo (Mario's Picross), compositor (Mario Paint), astronauta (Super Mario Land 2: Six Golden Coins), pintor (Mario Artist: Paint Studio).
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem