Em entrevista ao site de notícias japonês SAIPO, funcionários da Nintendo forneceram alguns detalhes sobre como são iniciados novos projetos dentro da companhia. Segundo eles, os desenvolvedores possuem bastante liberdade para trazer novas ideias e até mesmo começar novos projetos, eliminando muito do processo burocrático que é comum em outras empresas de games. Nas produtoras japonesas, normalmente é preciso elaborar uma proposta do seu projeto, com informações sobre preço sugerido de varejo, prazo de lançamento, visão geral do projeto, custos estimados, etc. Na Nintendo, no entanto, o maior nível de liberdade estimula os desenvolvedores a sempre trazerem novas ideias de games à mesa; leia o que alguns funcionários da companhia disseram sobre este assunto a seguir.
Foi dito também que mesmo que o presidente da Nintendo obviamente tenha direito de interferir no processo de criação dos desenvolvedores e engenheiros, ele normalmente não faz isso. Ainda que um projeto não seja tão bem aceito pelo público, como aconteceu com o Nintendo 64, existe sempre o pensamento interno de que é possível superar essa situação. O que você pensa sobre esse modelo de criação da Nintendo que concede o máximo de liberdade possível aos funcionários para iniciar novos projetos, leitor(a)? Comente.
No desenvolvimento de software, não é preciso propostas para a companhia. Primeiramente, 2 a 3 pessoas trazem a ideia à mesa, e então escrevem o programa e fazem um jogo protótipo. Conforme o projeto avança, mais pessoas são contratadas, e o jogo vai tomando forma aos poucos. No final, a equipe já terá de 30 a 50 pessoas, e se for um título grande, pode ter até 70 pessoas.
Não temos um conceito de 'ser cada vez melhor e melhor' dentro da companhia, porque isso não tem relevância na hora de criar coisas novas. Não porque esse seja nosso lema ou algo assim. Apenas somos uma companhia contrária à essa ideia.
Foi dito também que mesmo que o presidente da Nintendo obviamente tenha direito de interferir no processo de criação dos desenvolvedores e engenheiros, ele normalmente não faz isso. Ainda que um projeto não seja tão bem aceito pelo público, como aconteceu com o Nintendo 64, existe sempre o pensamento interno de que é possível superar essa situação. O que você pensa sobre esse modelo de criação da Nintendo que concede o máximo de liberdade possível aos funcionários para iniciar novos projetos, leitor(a)? Comente.