Um terremoto devastador seguido de tsunami atingiu o nordeste do Japão em 11 de março de 2011, resultando em milhares de mortes e desaparecimentos de pessoas, uma tragédia que sem dúvida abalou não só a região como todo o mundo. Esse triste evento ocorreu por coincidência pouco tempo depois do lançamento do 3DS no Japão, em 26 de fevereiro de 2011. O portátil, que teve um início de vida de ótimas vendas em terras orientais, sofreu os efeitos desse terremoto, e viu suas vendas caírem vertiginosamente; o sistema só conseguiu se recuperar e ser o tremendo sucesso que é hoje em dia após um significativo corte de preço em agosto de 2011, aliado a constantes lançamentos de peso como Super Mario 3D Land e Mario Kart 7, por exemplo. Em entrevista recente à revista japonesa SAPIO, um executivo da Nintendo disse que o terremoto de março de 2011 - conhecido como Tohuku, ou "O Grande Terremoto do Leste do Japão" - afetou não apenas as vendas iniciais do 3DS como também o início de vida do Wii U; leia a declaração deste executivo a seguir e entenda o porquê.
Assim como o 3DS conseguiu se recuperar graças a medidas rápidas e inteligentes da Nintendo, espera-se que o Wii U siga pelo mesmo caminho, e consiga finalmente conquistar a atenção do grande público. Ainda em 2013, muitos bons games devem chegar ao sistema, sendo Super Mario 3D World, a ser lançado em dezembro, um dos maiores destaques. O que você achou da declaração feita por este executivo da Nintendo sobre a relação entre o terremoto de 2011 no Japão com o lento desempenho inicial do 3DS e Wii U, leitor(a)? Comente.
Nós lançamos o Nintendo 3DS em fevereiro de 2011 e as vendas foram fortes. Duas semanas depois fomos atingidos pelo "Grande Terremoto do Leste do Japão" [esta é a maneira pela qual os japoneses se referem ao terremoto Tohuku] e isso acabou paralisando esse momentum. Em agosto do mesmo ano reduzimos o preço dos iniciais 25.000 ienes para 15.000 ienes e aumentamos o desenvolvimento de software ao mesmo tempo, para enriquecer a linha de games.
Isso funcionou e nós recuperamos o momentum no Japão, mas em compensação não pudemos ter muitos desenvolvedores trabalhando no Wii U (lançado em novembro de 2012), e isso levou a um início lento para o console.
Assim como o 3DS conseguiu se recuperar graças a medidas rápidas e inteligentes da Nintendo, espera-se que o Wii U siga pelo mesmo caminho, e consiga finalmente conquistar a atenção do grande público. Ainda em 2013, muitos bons games devem chegar ao sistema, sendo Super Mario 3D World, a ser lançado em dezembro, um dos maiores destaques. O que você achou da declaração feita por este executivo da Nintendo sobre a relação entre o terremoto de 2011 no Japão com o lento desempenho inicial do 3DS e Wii U, leitor(a)? Comente.