Eles têm chassis tubular, motores de dois ou quatro tempos, hélices de propulsão mecânica e asas-delta de velas curiosamente aerodinâmicas; com massa variando entre pena e monstro, se adaptam às preferências dos pilotos e são definidos essencialmente por estatísticas como tamanho, peso, velocidade e arremesso de cascos de tartaruga. Eles são os veículos de Mario Kart.
Apertem os cintos! Depois de algumas complicações na estrada, os destaques do Reino do Cogumelo estão de volta! Com óxido nitroso correndo nos motores de combustão interna e conjuntos de carapaças dorsais estruturadas por placas ósseas dérmicas de Koopa Troopas prontas para serem desferidas contra os colegas, começa mais um Mario à la Kart no Reino do Cogumelo, onde você escolhe o veículo a ser representado na matéria e ainda dá as caras no fim do artigo como o desafiante da semana. Excellent!
Nada melhor para recomeçar do que aceitar a sugestão enviada por nosso leitor Tasso Luz Saraiva e falar sobre o Kart regular — aquele, que deu origem à série e permaneceu imutável até Mario Kart: Double Dash!! para GameCube. Aquele, que você jogava no Super NES e no Nintendo 64, no tempo em que não havia diversificação no modelo dos veículos — e em que os games tinham foco exclusivo em jogabilidade e diversão.
Quando apareceram pela primeira vez em Super Mario Kart, os karts regulares tinham chassis de várias cores, dependendo do personagem ao qual pertenciam. O design era fortemente baseado nos veículos das primeiras décadas de karting, por volta dos anos '60.
Corrida de Karts em Berlim (1963). Os chassis lhe são familiares? [imagem]
No Super NES, os karts possuíam um valor muito maior do que em seus sucessores. Mais do que um carro, um kart em Super Mario Kart tinha o valor de uma vida. No game, o conceito de Vidas Extras de um jogador é definido por seu veículo. Por exemplo, se o corredor chegar em quinto lugar ou menos ou se tentar reiniciar a partida, perderá um dos três karts iniciais no modo Grand Prix — o mesmo efeito de três vidas — e o campeonato terminará quando o jogador perder os três karts. Uma dica importante: você pode recuperar uma Vida Extra — ou um kart — chegando na mesma posição três vezes seguidas.
Em Mario Kart 64 e Mario Kart: Super Circuit (para Game Boy Advance), os karts não mudaram quase nada em comparação com sua primeira versão em pixels. A grande mudança — sem contar com o quesito gráfico, claro — foi a definição de peso dos personagens sobre os veículos. O design passou a mudar com Mario Kart: Double Dash!! — em meio aos novos e esdrúxulos carros, o modelo mais semelhante ao Standard é o de Toad e Toadette — e a partir de então vários modelos distintos foram definidos como o veículo padrão de determinadas peças da série Mario Kart. Em Mario Kart Arcade GP e Mario Kart Arcade GP 2, que costumavam ser meus games favoritos da série antes de ficar pobre e ter que vender minha casa para pagar as dívidas com a Mega Zone (não, essa parte é só um gracejo...), os karts Standard ganharam uma nova aparência, caracterizada por uma parte frontal curvilínea.
Os karts de Mario Kart Arcade GP 2 e seu capô redondinho
O nome Standard Kart foi dado aos modelos básicos a partir de Mario Kart DS. Mais estilosos do que nunca, ganharam pára-choques brancos e capôs de uma paleta de cores relativa ao personagem ao qual pertencem. Aqui, os karts passaram a ser qualificados por seis estatísticas: aceleração, velocidade, peso, drifting, manuseio e itens — o último, representa a variedade de itens que podem ser obtidos pelas Item Boxes; quanto maior o nível de itens, mais chances o corredor tem de receber itens raros na partida. Em seguida, redesenharam os karts padrão em Mario Kart Wii e adicionaram vários detalhes visíveis. Isso sem falar nas estatísticas de off-road e mini-turbo adicionadas à lista.
Standard Karts de Mario Kart Wii e Mario Kart DS, respectivamente
Em Mario Kart 7 para Nintendo 3DS, os veículos Standard retornaram com uma aparência similar à de Mario Kart DS. O mais notável no kart padrão do jogo é a sua versão de ouro — o Gold Kart, conhecido como Gold Standard na América do Norte. E o mais legal de tudo: no primeiro Mario Kart em 3D estereoscópico, é possível desbloquear o Pipe Frame, que é exatamente igual aos primeiros karts da série! É a este sentimento de nostalgia a que se referiam os produtores de Super Mario Bros. Super Show! quando inventaram o termo blast from the past.
O Standard Kart é mais do que um carro. É a base fundamental para toda uma série de veículos customizados e o pontapé inicial para a criatividade dos desenvolvedores e, nos últimos tempos, dos jogadores. Sem falar que... bom, na maioria das vezes, você é obrigado a dirigir com ele. No fim das contas, o que importa é sempre o senso de diversão acima de qualquer aparência.
Nada melhor para recomeçar do que aceitar a sugestão enviada por nosso leitor Tasso Luz Saraiva e falar sobre o Kart regular — aquele, que deu origem à série e permaneceu imutável até Mario Kart: Double Dash!! para GameCube. Aquele, que você jogava no Super NES e no Nintendo 64, no tempo em que não havia diversificação no modelo dos veículos — e em que os games tinham foco exclusivo em jogabilidade e diversão.
Quando apareceram pela primeira vez em Super Mario Kart, os karts regulares tinham chassis de várias cores, dependendo do personagem ao qual pertenciam. O design era fortemente baseado nos veículos das primeiras décadas de karting, por volta dos anos '60.
No Super NES, os karts possuíam um valor muito maior do que em seus sucessores. Mais do que um carro, um kart em Super Mario Kart tinha o valor de uma vida. No game, o conceito de Vidas Extras de um jogador é definido por seu veículo. Por exemplo, se o corredor chegar em quinto lugar ou menos ou se tentar reiniciar a partida, perderá um dos três karts iniciais no modo Grand Prix — o mesmo efeito de três vidas — e o campeonato terminará quando o jogador perder os três karts. Uma dica importante: você pode recuperar uma Vida Extra — ou um kart — chegando na mesma posição três vezes seguidas.
Em Mario Kart 64 e Mario Kart: Super Circuit (para Game Boy Advance), os karts não mudaram quase nada em comparação com sua primeira versão em pixels. A grande mudança — sem contar com o quesito gráfico, claro — foi a definição de peso dos personagens sobre os veículos. O design passou a mudar com Mario Kart: Double Dash!! — em meio aos novos e esdrúxulos carros, o modelo mais semelhante ao Standard é o de Toad e Toadette — e a partir de então vários modelos distintos foram definidos como o veículo padrão de determinadas peças da série Mario Kart. Em Mario Kart Arcade GP e Mario Kart Arcade GP 2, que costumavam ser meus games favoritos da série antes de ficar pobre e ter que vender minha casa para pagar as dívidas com a Mega Zone (não, essa parte é só um gracejo...), os karts Standard ganharam uma nova aparência, caracterizada por uma parte frontal curvilínea.
Os karts de Mario Kart Arcade GP 2 e seu capô redondinho
O nome Standard Kart foi dado aos modelos básicos a partir de Mario Kart DS. Mais estilosos do que nunca, ganharam pára-choques brancos e capôs de uma paleta de cores relativa ao personagem ao qual pertencem. Aqui, os karts passaram a ser qualificados por seis estatísticas: aceleração, velocidade, peso, drifting, manuseio e itens — o último, representa a variedade de itens que podem ser obtidos pelas Item Boxes; quanto maior o nível de itens, mais chances o corredor tem de receber itens raros na partida. Em seguida, redesenharam os karts padrão em Mario Kart Wii e adicionaram vários detalhes visíveis. Isso sem falar nas estatísticas de off-road e mini-turbo adicionadas à lista.
Standard Karts de Mario Kart Wii e Mario Kart DS, respectivamente
Em Mario Kart 7 para Nintendo 3DS, os veículos Standard retornaram com uma aparência similar à de Mario Kart DS. O mais notável no kart padrão do jogo é a sua versão de ouro — o Gold Kart, conhecido como Gold Standard na América do Norte. E o mais legal de tudo: no primeiro Mario Kart em 3D estereoscópico, é possível desbloquear o Pipe Frame, que é exatamente igual aos primeiros karts da série! É a este sentimento de nostalgia a que se referiam os produtores de Super Mario Bros. Super Show! quando inventaram o termo blast from the past.
O Standard Kart é mais do que um carro. É a base fundamental para toda uma série de veículos customizados e o pontapé inicial para a criatividade dos desenvolvedores e, nos últimos tempos, dos jogadores. Sem falar que... bom, na maioria das vezes, você é obrigado a dirigir com ele. No fim das contas, o que importa é sempre o senso de diversão acima de qualquer aparência.
Um Desafiante se Aproxima!
Tasso Luz Saraiva
15 anos | Bagé, Rio Grande do Sul
Friend Codes:
- Wii: - 2033 2494 7692 1884
- Mario Kart Wii - 4685-2852-6435
Ae daora!
ResponderExcluireu acho os standars fofinhos u_u
ResponderExcluirgostei pra caramba esse mario a la kart^^ ah e mais uma coisa:
ResponderExcluirTERCEIRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ÊÊÊÊÊÊÊÊÊ, que bom!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirVcs viram isso? O @Kaique foi o terceiro. Todo mundo liga pra qual ordem vc comentou, e ainda nem sabemos contar, vlw pela super útil informação de que vc foi o terceiro, se não falasse ninguem perceberia!
kkkkkkkkkkkkkkkkk!
ResponderExcluirNicolas vc é fogo.
Gostei pra caramba da matéria, são um dos karts q eu mais curto.
Mas os karts do SNES, NINTENDO 64 E GBA são os Pipe Frames, pq estão como Standarts?
O mais legal é o do MK64 o/
ResponderExcluirJardim, entao somos 2 que amamos jogar MKAGP2 no Mega Zone do Barra xD
ResponderExcluirGostaria que fizesem MeetUps em Porto Alegre ;__;
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