De todos os glitches do mundo dos video games, aquele que conhecemos como Minus World, proveniente de Super Mario Bros. (NES), é um dos que mais representam o gênero. Trata-se de uma fase inteira no primeiro game da série Super Mario que chega a ser conhecida como o maior glitch da história do entretenimento interativo. Acessá-la tem se tornado não apenas um desafio, como também um dever para o fã hardcore da franquia. Aqui, você aprenderá os passos para vivenciar aqueles que podem ser os melhores minutos de sua vida gamer.O Minus World é o nome usado pelos jogadores e pela mídia ao longo dos anos para descrever o glitch (já que é um erro de sistema, impossível haver um nome oficial). Ele recebeu esse nome pois, quando é executado, o sistema de exibição de números entra em pane e intitula a fase como "World -1" (pelo fato do Minus World ser, em termos técnicos, o World 36 do game, o jogo exibe um espaço vazio, pois não há gráficos para o número "36"). É uma fase subaquática parecidíssima com o World 2-2 do mesmo game, tanto em geografia quanto em localidade dos inimigos; o "mundo negativo" dá aos jogadores um destino terrível nas mãos do timer, pois não tem fim. Chegar lá, entretanto, te torna um jogador digno de respeito.
O encanador curioso deverá chegar ao fim do World 1-2, antes do cano objetivo, para entrar no Minus World. A ideia é bugar o game de modo que Mario consiga entrar na parede. O método acima é o mais difícil de ser executado, então você pode ater-se a alguns poucos passos antes de sair pulando desse jeito:
- Ao chegar na área do cano, quebre dois blocos, deixando o da extrema direita intacto (o que está encostado no cano vertical). O plano é provocar um choque de objetos entre os sprites do Mario e deste último bloco, repelindo o único deles que é dinâmico — ou seja, o Mario — para dentro da parede.
- Posicione o Mario na extrema esquerda do cano, quase caindo, abaixado e olhando para a parte esquerda da tela (direção contrária ao cano).
- Neste ponto, e ainda nesta posição, Mario deve pular. No ar, Mario deve se mover para a direita (na direção do bloco que encosta no cano) de modo que, após o pulo, ao invés de voltar para baixo, ele entre pela parede. Quando agachado, torna mais fácil a repulsão entre os objetos, especialmente se voltar a se levantar enquanto estiver "atravessando" o bloco. Cuidado para não quebrar o tijolo, pois, desse modo, o glitch não funcionará.
Minus World em outras versões/remakes
A versão de Super Mario Bros. para o Famicom Disk System dá um quê a mais ao Minus World. Além do glitch ainda existir nessa versão, o design é totalmente novo. Este World -1 é igual ao World 1-3, que toma como ambiente uma tela a céu aberto — porém, a jogabilidade será subaquática! Como se nadar em pleno ar não fosse estranho o suficiente, você também verá elementos bizarros, como inúmeros sprites com paletas de cores bugadas e o pior de tudo — múltiplas Princesas Toadstool e Bowsers flutuando por aí. É o único momento em que se pode usar o nado do Mario para alcançar o topo da bandeira. Se tocar na metade inferior da bandeira, você passará para as outras fases do Minus World. Isso mesmo! Ainda tem o World -2 e o World -3, um mais bizarro do que o outro; passando o World -3 desta versão, você será levado à tela de título, como se houvesse zerado o game.
Infelizmente, o Minus World foi removido dos remakes de Super Mario Bros. Em Super Mario All-Stars, ainda há a possibilidade de executar o glitch, embora os canos da Warp Zone objetiva levarão o jogador ao mundo 4-1. Em Super Mario Bros. Deluxe (Game Boy Color, 1999), sinto muito: o Minus World também foi removido. Fazer o mesmo truque em Super Mario Bros.: The Lost Levels ou na versão comercial All Night Nippon Super Mario Bros. (baseada num programa de rádio e oficialmente licenciada pela Nintendo) levará o encanador ao local para a última parte da fase — ou seja, para a saída do cano que nos recusamos a entrar para entrar no World -1.
Porém, no Virtual Console do Nintendo Wii, há uma cópia de Super Mario Bros. disponível para download por 500 Wii Points. Trata-se de um port exato do game original, sem tirar nem pôr, o que significa que você poderá, sim, executar o glitch no Wii.
Edição: também é possível executar o glitch na versão de Super Mario Bros. para 3DS, disponível por meio do programa de embaixadores do sistema. Assim como a versão para Wii, Super Mario Bros. no Virtual Console do 3DS é um port fiel do game original, tornando possível o acesso ao Minus World normalmente. O único problema relatado por quem o fez é a dificuldade resultante do esquema de controle do portátil. A questão foi levantada pelo nosso camarada Mario "Tripa Seca" Toledo, do superparceiro N-Party. Vai fundo, Mario, através da parede!
Você já conseguiu acessar o Minus World? Como foi? Nos deixe conhecer suas experiências nos comentários abaixo.
Eu tentei e tentei umas 20 vezes quando conheci esse glitch,mas nunca consegui fazer.Esse do Famicom disk system é novo pra mim,esse ai eu queria fazer.
ResponderExcluirEu fiz esse glitch várias vezes e, quando você entra no cano do meio (para o mundo 3) sem os números aparecendo, vai para o mundo 5.
ResponderExcluirP.S.: Tem um erro no post: O Jardim escreveu: "... De modo que Mario entre dentro da parede...", mas deveria ser: "... De modo que Mario entre na parede...", ou "... De modo que Mario vá para dentro da parede...". :)
Na versão para 3DS, existe essa possibilidade ?
ResponderExcluirLogo mais tentarei!
Quero tentar no 3DS, é possível? Depois eu vou tentar, espero que sim :D
ResponderExcluirQuero tentar no 3DS, é possível? Depois eu vou tentar, espero que sim :D²
ResponderExcluir@Mario Toledo verdade eu farei o mesmo ;D
ResponderExcluirOloco meu '-' mas tem uma coisa, no the Lost Levels, quando você ''fecha tudo'', aparece mais fases desse jeito, sem o primeiro número da fase '-' Não lembro direito, mas acho que se eu não me engano, era isso mesmo.
ResponderExcluirConsegui fazer! Mas é realmente mais difícil pelo método posto no GIF animado acima.
ResponderExcluirEBA, é possível fazer no 3DS \o/
ResponderExcluirFarei na minha versão do Wii :P
ResponderExcluirtentei no meu 3ds mas nao consegui e muito dificil
ResponderExcluir