Com o triunfal retorno do Traje de Guaxinim — o famigerado Tanooki Suit, criado em Super Mario Bros. 3, de 1988, para o saudoso sistema NES — em Super Mario para 3DS, somado à promessa de Satoru Iwata de que este não será o único Power-Up familiar a ser incluso no game, começamos a ponderar: quais são os Power-Ups clássicos do encanador que poderiam retornar hoje, na década de 2010 do século XXI — em plena renderização em 3D? Vamos fazer um tour pela ala da nostalgia, reencontrar nossas memórias de infância e partir para mais um Top 5 do Reino do Cogumelo!
5. Kuribō's Shoe
Há mais de duas décadas, não havia nada melhor do que roubar o Power-Up de um oponente e usar a magia contra o feiticeiro — ou melhor, a bota do Goomba contra o próprio Goomba! Não fazemos ideia de onde os Goombas conseguiram um calçado gigantesco com uma corda na parte traseira, mas uma coisa é certa: o Kuribō's Shoe arregaça com os inimigos mais cascas-grossas do Mundo do Cogumelo. O nível de aleatoriedade do inexplicável Power-Up, porém, o deixa no fim de nossa lista — mas perto o bastante para entrar nela.
4. Hammer Suit
Os jogadores mais novos estão acostumados com transformações do Mario nas quais ele se engraça com seus mais clássicos inimigos; como exemplo, podemos citar o Shell Mario em New Super Mario Bros. e o Boo Mario em Super Mario Galaxy. Os gamers da velha escola já sabem: não é a primeira vez em que isso acontece. O Hammer Suit de Super Mario Bros. 3 dá ao bigodudo um traje imponente de Hammer Brother, equipado com uma onda de martelos infinitos capazes de destruir Buzzy Beetles, Thwomps e até mesmo Boos. Stop! Hammer Time!
3. Superball
De todos os Power-Ups criados pelo mentor de Shigeru Miyamoto, Gunpei Yokoi, a Superball é um dos que mais se destacam. Imagine deixar de lado as já rotineiras bolas de fogo para dar lugar à transformação criada em Super Mario Land, conhecida como Superball Mario. Com uma física diferente, baseada em ricochetes em cantos do cenário, a Superball dá ao jogador uma notável aplicação do senso de cálculo: visto que o encanador só pode arremessar uma por vez, ele deve se concentrar para fazer o movimento certo sem desperdiçar uma chance — e, consecutivamente, seu tempo precioso. Me impressiona como uma mera limitação técnica gerou algo tão único!
2. Frog Suit
Em 2009, vibrei muito com o Penguin Mario de New Super Mario Bros. Wii — pinguins são os meus animais prediletos. Porém, ele tem uma característica que já havia se tornado marca registrada do Frog Suit de Super Mario Bros. 3: o nado perfeito baseado em impulsos direcionais. Hoje em dia, a Nintendo teria de esquecer, ou ignorar um pouco, a habilidade aquática do Pinguim Mario para trazer de volta o velho traje de sapo aos nossos novos aparelhos de TV. Seria possível? Talvez!
1. Cape Feather
Em 1990, em Super Mario World, Mario ganhou novos modos de conquistar os céus: uma Capa Mágica digna de um super-herói, garantida pela inusitada sabe-lá-de-que-tipo-de-pássaro Pena Mágica. Diferente dos guaxinins do game predecessor, Mario Capa não somente era capaz de alcançar grandes alturas — como também de manter-se nelas, graças a incríveis manobras aéreas que só poderiam se tornar possíveis nos 16-bits. Uma dessas manobras, inclusive, era devastar os inimigos terrestres com uma tremenda investida em queda livre (pressionando → em pleno voo, para quem não lembra). O único problema de hoje em dia é: onde encaixar uma jogabilidade desse tipo? Em 3D, ficaria confuso, e em 2D, não poderia ser usado no multiplayer simultâneo criado em New Super Mario Bros. Wii devido à pouca liberdade de alcance pela fase. Mas tenho certeza que a Nintendo poderia dar um jeito nisso.
5. Kuribō's Shoe
Há mais de duas décadas, não havia nada melhor do que roubar o Power-Up de um oponente e usar a magia contra o feiticeiro — ou melhor, a bota do Goomba contra o próprio Goomba! Não fazemos ideia de onde os Goombas conseguiram um calçado gigantesco com uma corda na parte traseira, mas uma coisa é certa: o Kuribō's Shoe arregaça com os inimigos mais cascas-grossas do Mundo do Cogumelo. O nível de aleatoriedade do inexplicável Power-Up, porém, o deixa no fim de nossa lista — mas perto o bastante para entrar nela.
4. Hammer Suit
Os jogadores mais novos estão acostumados com transformações do Mario nas quais ele se engraça com seus mais clássicos inimigos; como exemplo, podemos citar o Shell Mario em New Super Mario Bros. e o Boo Mario em Super Mario Galaxy. Os gamers da velha escola já sabem: não é a primeira vez em que isso acontece. O Hammer Suit de Super Mario Bros. 3 dá ao bigodudo um traje imponente de Hammer Brother, equipado com uma onda de martelos infinitos capazes de destruir Buzzy Beetles, Thwomps e até mesmo Boos. Stop! Hammer Time!
3. Superball
De todos os Power-Ups criados pelo mentor de Shigeru Miyamoto, Gunpei Yokoi, a Superball é um dos que mais se destacam. Imagine deixar de lado as já rotineiras bolas de fogo para dar lugar à transformação criada em Super Mario Land, conhecida como Superball Mario. Com uma física diferente, baseada em ricochetes em cantos do cenário, a Superball dá ao jogador uma notável aplicação do senso de cálculo: visto que o encanador só pode arremessar uma por vez, ele deve se concentrar para fazer o movimento certo sem desperdiçar uma chance — e, consecutivamente, seu tempo precioso. Me impressiona como uma mera limitação técnica gerou algo tão único!
2. Frog Suit
Em 2009, vibrei muito com o Penguin Mario de New Super Mario Bros. Wii — pinguins são os meus animais prediletos. Porém, ele tem uma característica que já havia se tornado marca registrada do Frog Suit de Super Mario Bros. 3: o nado perfeito baseado em impulsos direcionais. Hoje em dia, a Nintendo teria de esquecer, ou ignorar um pouco, a habilidade aquática do Pinguim Mario para trazer de volta o velho traje de sapo aos nossos novos aparelhos de TV. Seria possível? Talvez!
1. Cape Feather
Em 1990, em Super Mario World, Mario ganhou novos modos de conquistar os céus: uma Capa Mágica digna de um super-herói, garantida pela inusitada sabe-lá-de-que-tipo-de-pássaro Pena Mágica. Diferente dos guaxinins do game predecessor, Mario Capa não somente era capaz de alcançar grandes alturas — como também de manter-se nelas, graças a incríveis manobras aéreas que só poderiam se tornar possíveis nos 16-bits. Uma dessas manobras, inclusive, era devastar os inimigos terrestres com uma tremenda investida em queda livre (pressionando → em pleno voo, para quem não lembra). O único problema de hoje em dia é: onde encaixar uma jogabilidade desse tipo? Em 3D, ficaria confuso, e em 2D, não poderia ser usado no multiplayer simultâneo criado em New Super Mario Bros. Wii devido à pouca liberdade de alcance pela fase. Mas tenho certeza que a Nintendo poderia dar um jeito nisso.
Considerações: Carrot Mario (Super Mario Land 2: Six Golden Coins), Wing Mario (Super Mario 64) e Metal Mario (Super Mario 64).
Legal, adorava virar a bota no Mario Bros. 3 :P rsrsrs
ResponderExcluirGostei das montagens! =D
ResponderExcluir"O único problema de hoje em dia é: onde encaixar uma jogabilidade desse tipo?"
ResponderExcluirPoderia fazer a jogabilidade da Cape Feather ifual ao Wing Cap de Super Mario 64, acho que ficaria legal adicionando apenas a queda.
O Frog Mario eu nem sei direito o que é ele faz na água(creio que deve nadar melhor), eu só consegui pegar ele uma vez no SMB3 e eu de noob usei numa fase sem ser aquática e perdi rapidinho (FFFFUUUUUU).
Superball Mario seria legal e podiam até adicionar um sistema de força pra medir o pulo da bola.
Hammer Mario poderia ter um sistema de mira igual uma flecha
E o Kuribō's Shoe teria uma jogabilidade boa em 3DS (mais ou menos igual ao Spring Mario só que sem os pulos altos).
é isso aí! meu power-up favorito em primeiro lugar! yahoo! XD
ResponderExcluirAprovei todos.Todos mesmo. Até o Superball!
ResponderExcluirgente,tem um erro na matéria,quando vocês falam sobre as roupas que parecem inimigos,vocês disseram que o boo mario apareceram em new super mario bros wii
ResponderExcluirOutro erro jardim na materia você diz que vibrou com a penguin suit ano passado mas NSMBW é de 2009,a não ser que você ja esteja escrevendo a materia desde de 2010.
ResponderExcluirMuito legal a materia acho que vem o hammer mario e a frog suit.
Legal,sinto falta desses Power-Ups!
ResponderExcluirfala sério! eu preciso desse jogo!!!!!
ResponderExcluirAcho que a jogabilidade com hammer mario seria perfeita e concordo com você @Super mario bros. eles podiam colocar um sistema de mira assim ficaria mais fácil arremessar os martelos porque em SMB 3 era bem difícil acertar o martelo de primeira.
ResponderExcluirCAPE MARIO 4EVER!!!
ResponderExcluirCAPE MARIO 4EVER!!!(2)
ResponderExcluirEu amava usar aquela capa,dar um estrondo no chão era incrível.
Quero, na verdade, todos os power-ups antigos, mas desta lista quero a bota com certeza, amo ela '-'... Apesar que prefiro o Raccon Mario!
ResponderExcluirEu acho que nao vai ter capa...nao consigo imaginar a capa nesse jogo=P
ResponderExcluirEu ri da bota xD
ResponderExcluirCape Mario SEMPRE foi meu preferido. Ninguém aqui consegue imaginar o tamanho da minha felicidade na primeira vez que joguei Super Smash Bros Melee. O Mario usava a capa! era pura magia iasuhsaiuhsaiuash
A volta do caper Mario em 3D , imagina só???
ResponderExcluirMesmo não sabendo controlar direito o power-up ainda acho um dos melhores :D ! E q tal colocar o Yoshi no jogo, mas igual os Yoshis do SMW (azul: Cria assas,amarelo: ''Pesado'' rsrs, vermelho: cospe fogo, e éclaro o Yoshi verde !)
Cape Feather? Fácil, só colocar em uma fase que ela é necessária e o Mario voltar ao power-up anterior (ou Super Mario se estivesse como Mario) após terminá-la. Ou seja, fases fixas com a Cape Feather. Um Boss com ela também seria épico...
ResponderExcluirSe a Kuribo's Shoe voltar, que seja como um power-up "permanente", e não um que só dura até o fim da fase.
Na minha sincera opinião, nenhum deles deveriam retornar.
ResponderExcluirNintendo precisa inovar nos power ups, não ficar puxando tudo do fundo do baú. Já a idéia de power ups assim misturados com os novos no mesmo jogo, não seria tão ruim.
Ei gente,olhem na Superball,se vocês notarem bem as luzes que estão na bola parecem ser aquelas lâmpadas grandes,posso estar louco,mas parece que a bola está refletindo uma sala O.o
ResponderExcluir@Holo:Nossa,eu penso totalmente o contrário. Adoro quando a Nintendo tira algo do fundo do baú. Bem,vou respeitar sua opnião.
ResponderExcluir@Bruno Hrnq:Eu vi a cara de um Yoshi,acho que vou fazer um desnho do Yoshi que vi ali pra não acharem que sou louco XD
o que??? cape feather em primeiro lugar não faz sentido, talvez em um outro new super mario bros. 3ds no futuro, mas no super mario 3ds sem chance dele aparecer.
ResponderExcluiros unicos que podem aparecer nele é frog suit, hammer suit e kuribo shoe.
@bruno Hnrq é mesmo, eu vi ela, e tem uma pessoa no lado esquerdo da bola. xD
ResponderExcluirO que eu mais quero que volte é o Cape Mario!!!!
ResponderExcluirno caso do cape mario, acho que se for um jogo 2D em multiplatyer simultâneo podia usa a mesma tecnica de super mario bros X (um jogo criado por fãs que eu RECOMENDO MUITO jogar) que quando um dos jogadores se separa muito da tela automáticamente criava uma linha de separação que mostrava onde eles estavam, se é que me entendem.
ResponderExcluirPodia muito bem sair super Mário galaxy 3 pra fazer a trilogia
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirhum... andei pensando... e sao vcs q montam essas imagens???
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