Super Mario All-Stars: A física dos blocos está completamente errada

Bem, levou bastante tempo e nem sequer veio da Nintendo, mas parece que Super Mario All-Stars finalmente recebeu o remendo que precisava. Não sabe do que estamos falando? Todo mundo (ou quase) se lembra de como era maravilhoso jogar os clássicos originais do Mario para NES com toda a sua glória e esplendor em plena era 16-bit. De fato, você poderia muito bem chamar as versões "All-Stars" de definitivas aos clássicos referidos, com exceção de uma pequena falha: a físicas dos blocos. Como você pode notar, as versões de 16-bits da série de clássicos foram recompiladas a partir do código-fonte original, mas parece que durante os testes, a Nintendo não corrigiu um grande erro. Na versão de Super Mario Bros., tal como a versão de sua sequência, "The Lost Levels" (SMB2 no Japão), a física do quebramento do bloco está completamente errada.


No NES, quando Mario pula e estoura um tijolo, ele repele imediatamente de volta para baixo, à mesma velocidade que subiu. É uma parte do fluxo do jogo. Acerte um tijolo durante a corrida, e você pode ver onde a trajetória do Mario vai lançá-lo conforme ele retorna para baixo no mesmo ângulo. Mas na versão em 16-bits, isso está danificado. Em vez disso, quando atinge um bloco, a inércia do Mario não pára com a quebra. Ele incorretamente continua a saltar para cima, para dentro do espaço ocupado pelo tijolo. Quem já reparou nisso? Isso rompe completamente o fluxo do jogo, porque a ação de quebrar um bloco mata completamente a sua inércia conforme você salta dentro do espaço que o bloco ocupava e encosta no bloco da direita, o que mata todos os seus maiores momentos. Segue um diagrama visual da física dos blocos: o primeiro mostra o salto do Mario em Super Mario Bros. para NES, e o segundo mostra o salto do Mario em Super Mario Bros. para SNES, em Super Mario All-Stars.

Baseado nisso, o RomHacking consertou a física da quebra dos blocos. Super Mario All-Stars é um daqueles jogos que provavelmente nunca vai estar no Virtual Console, porque a Nintendo faz muito mais dinheiro vendendo as versões 8-bits separadamente, mas é bom saber que alguém de fora tomou a iniciativa para reparar o clássico. O Mario se enfiando entre os blocos após quebrar um deles, reduzindo completamente a minha velocidade, é um momento compulsivamente frustrante...!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

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